um bolo cor de cenoura

A receita é para a bimby. Há muitas outras, mas esta é a que eu faço nesta máquina maravilha. Desta vez deixei uns minutinhos a mais no forno e ficou menos húmido do que o habitual, mas sempre ótimo. É que é mesmo difícil esta receita não sair bem :)



A receita

250 gr. de cenoura
4 ovos
110 gr. de óleo
320 gr. de açúcar
220 gr. de farinha
10 gr. de fermento

Lavar e descascar as cenouras e colocar no copo da bimby, ralar por 15 segundos na velocidade 9. Juntar os ovos, o óleo e o açúcar e bater por um minuto na velocidade 6. Depois juntar a farinha e o fermento e envolver por 15 segundos na velocidade 3. Deitar numa forma forrada com papel vegetal e levar a forno pré-aquecido a 180º por cerca de 30 minutos - mais alguns se se preferir menos húmido. Vale sempre a pena fazer o truque do palito - aos 30 minutos abrir o forno e colocar o palito no centro do bolo. Se sair seco, o bolo está pronto. Eu gosto mais quando fica ligeiramente húmido, ou seja, não totalmente cozido.
Para a cobertura juntar no copo da bimby 40 gr. de manteiga, 70 gr. de açúcar, 40 gr. de chocolate para culinária e 40 gr. de leite - bater tudo por 8 minutos, temperatura varoma, velocidade 2.

Notas
- se utilizarem farinha Branca de Neve não é preciso juntar fermento
- a temperatura e o tempo de cozedura podem variar consoante o forno utilizado
- esta receita pode ser feita sem bimby, é só pegar na batedeira, ralar a cenoura à mão ou num robot de cozinha e fazer a cobertura num tacho. Dá um bocadinho mais de trabalho e suja mais loiça :)

2 comentários: