roupa velha de bacalhau



Este é um dos meus pratos preferidos. Eu chamo-lhe roupa velha de bacalhau. Mas pode ter outro nome que eu não conheça :) Há muitos anos conheci um casal inglês que me fez esta receita com batata e couve. Muito tempo depois quis fazer, mas não tinha couve e tinha bróculos. Resolvi também juntar umas sobras de bacalhau do dia anterior. E assim foi. Ficou mesmo muito bom. Muitas vezes faço este prato do início, ou seja, sem ser para aproveitar sobras. Até porque vale tudo - se não for bacalhau pode ser outro peixe, ou frango, ou outra carne. Se não houver bróculos, pode ser a couve ou outro verde. É super versátil e muito fácil de fazer.

A receita como eu mais gosto e como a faço
Num wok - porque é grande e largo - deito azeite, alho em pó, paprika e sal. Deixo aquecer um pouco e junto batata cozida - cortada em pedaços nem muito pequenos nem muito grandes - bróculos já cozidos e bacalhau também já cozido feito em lascas grandes. Mexo e envolvo bem e volto a acrescentar os temperos. Volto a mexer e tapo. Deixo cozinhar um pouco. Depois vou acompanhando até estar ligeiramente dourado e sem deixar secar muito. Quando pronto utilizo um pilão para esmagar um pouco e envolver.

Nota - eu utilizo um pilão porque não tenho esmagador de batatas. Outra nota - Por este prato ser super versátil e permitir quase tudo, quer as batatas quer o bacalhau podem ser assadas - se for o que houver do dia anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário